DIOSCÓRIDES E O HUMANISMO PORTUGUÊS: OS COMENTÁRIOS DE AMATO LUSITANO

Eventos

Colóquio Internacional Bezoar e Unicórnio - Venenos e Antídotos: entre Mito e História, Arte e Ciência, Museu da Farmácia do Porto
2012-11-08

O Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em parceria com a Cátedra de Estudos Sefarditas ?Alberto Benveniste? da Universidade de Lisboa, com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e com o Museu da Farmácia, uniram esforços com o objetivo de proporcionar uma reflexão alargada sobre uma matéria ? bezoar e unicórnio ?, que ao longo dos séculos exerceu sobre o Homem um imenso fascínio.
A ideia de organizar este colóquio internacional sobre ?bezoares e unicórnios - venenos e antídotos? surgiu no decurso da execução do projeto de investigação ?Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano?, cujo principal objetivo é a edição e tradução para português dos dois livros que o médico albicastrense dedicou ao comentário do tratado grego "De materia medica" de Dioscórides, ou seja, o "Index Dioscoridis" (Antuérpia, 1536) e as "In Dioscoridis Anazarbei de medica materia libros quinque...enarrationes" (Veneza, 1553). Amato Lusitano aborda, com algum pormenor, as propriedades da pedra bezoar e do chifre de unicórnio (quer seja propriamente a presa de narval ou a de outros animais). Este testemunho constitui-se, assim, no ponto de partida de uma ampla e fecunda exploração do tema, na qual confluem vários saberes complementares (Arte, Farmácia, Filologia, História, Literatura e Medicina).

BORGES, Ana Margarida de Almei..

ANDRADE, António Manuel Lopes..