DIOSCÓRIDES E O HUMANISMO PORTUGUÊS: OS COMENTÁRIOS DE AMATO LUSITANO

Equipa: introdução

Na execução deste projeto está envolvida uma vasta equipa de investigadores, proveniente de seis universidades portuguesas (Aveiro, Católica, Coimbra, Madeira, Minho, Porto) e uma brasileira (Universidade Federal do Amazonas), composta por tradutores (do Grego e do Latim) e especialistas das ciências mais diretamente relacionadas com a matéria médica (Botânica, Farmácia, Física, Química, Geologia e Medicina).

O grupo de tradutores envolvido neste projeto, como o seu currículo evidencia, tem reconhecida experiência na edição crítica, tradução e comentário de textos clássicos e humanísticos (em língua grega e latina). Entre os diversos textos objeto de edição, tradução e comentário por parte dos membros deste grupo, assinalam-se obras de autores greco-latinos (Baquílides, Eurípides, Píndaro, Semónides de Amorgos, Sófocles, Cícero e Corpus Priapeorum), e de autores novilatinos portugueses dos séculos XVI e XVII (André de Resende, António Luís, Aquiles Estaço, Diogo Paiva de Andrade, Diogo Pires, Jerónimo Cardoso, D. Jerónimo Osório, Lucas Pereira, Luís da Cruz e Pedro Nunes). A investigação de vários tradutores de latim tem-se centrado, precisamente, na literatura novilatina quinhentista, de que fazem parte os livros de Amato Lusitano e de Pietro Andrea Mattioli.

O grupo de investigadores das quatro áreas científicas mais importantes para o estudo da matéria médica (Botânica, Farmácia, Geologia e Medicina) detém um conhecimento ímpar no seu campo de conhecimento, bem evidenciado pelo seu extenso currículo, onde pontua, aliás, a publicação de vários estudos monográficos no âmbito da História da Ciência, alguns dos quais concedem, até, uma atenção particular ao estudo da obra de João Rodrigues de Castelo Branco, no quadro da História da Medicina. A área científica mais relevante da matéria médica é, sem dúvida, a Botânica, onde a equipa conta com a colaboração de Jorge Paiva, um dos maiores especialistas mundiais nesta área, membro da comissão editorial e redatorial da Flora Ibérica e da Flora de Cabo Verde, com colaboração em algumas floras africanas como a Flora Zambesiaca ou a Flora of Tropical East Africa.

Eventos

Colóquio Internacional «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano»
2013-11-21
Nos próximos dias 21 e ..

Publicações

BORGES, Ana Margarida de Almeida, “Léxico portugués bajo la marca Hispanice en los comentarios de Amato a Dioscórides”, Revista de Lexicografía (aceite para publicação).