DIOSCÓRIDES E O HUMANISMO PORTUGUÊS: OS COMENTÁRIOS DE AMATO LUSITANO

Eventos

Colóquio Internacional - Exposição Bibliográfica: Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII), Biblioteca Pública Municipal do Porto
2013-03-07

Nos passados dias 7 e 8 de março teve lugar, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, o Colóquio Internacional ? Exposição Bibliográfica «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)». No primeiro dia do colóquio foi inaugurada a Exposição Bibliográfica, estando também prevista a apresentação pública de um volume, que integra um conjunto de estudos e o catálogo da exposição.
A Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal do Porto, através do Centro de Línguas e Culturas e da Biblioteca Pública Municipal do Porto, tendo como enquadramento o projeto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano», uniram esforços no sentido de organizar esta iniciativa, em parceria com outras três Unidades de I&D: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
Os trabalhos em curso no projeto de investigação «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano» do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro constituíram-se como o ponto de partida de uma reflexão alargada e fecunda sobre três temas ? Humanismo, Diáspora e Ciência ?, que consideramos nucleares tanto para a leitura da obra do próprio Amato Lusitano, o médico albicastrense que passou a maior parte da existência no desterro, como, no fundo, para a compreensão do percurso e da obra de tantos outros vultos insignes de Portugal e da Europa, nos séculos XVI e XVII.

Publicações

BORGES, Ana Margarida de Almei..

ANDRADE, António Manuel Lopes..